terça-feira, 25 de março de 2014

A minha mãe me deu uma surra porque quebrei uma tigela. Imagine se ela visse meu namoro na janela Papagaio.

Na última segunda-feira em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) prestigiou o público sergipano com um concerto alusivo à data e deu ponta pé inicial à temporada de apresentações do grupo. Uma concerto que se iniciou na tarde daquele dia, varou a noite e empolgou muitíssimo os presentes no Parque dos Cajueiros. 

2014 parece abrir-se com uma perspectiva diferente dos anos anteriores em muitos segmentos musicais em Sergipe. E em vários aspectos se configura como uma boa perspectiva de tentativas de ajustar erros substanciais ou alcançar patamares ainda inalcançáveis. Foi dentro dessa perspectiva que vi a ORSSE se lançar no último concerto e nos prestigiar com um concerto dançante, envolvente e sereno. Alcançar a população sergipana  é talvez ainda o único mérito não conseguido pelo grupo que passeia como unanimidade entre os meios de comunicação que a vincula sempre de maneira muito positiva, e tem lá suas verdades. 

Desde a entrada do Regente Paulista Guilherme Mannis à frente da direção artística do grupo, é vistoso quanto a orquestra deu saltos e vem se mostrando esteticamente coerente com o título que carrega. O de orquestra. Desde pequenos detalhes como uma melhor editoração dos programas impressos até às formalidades cênicas de palco que são seguidas a risca como  fazem os grandes grupos. Mudou o figurino, mudou o direcionamento artístico com a escolha de repertórios mais eruditos e menos excertosos, tentou desvencilhar-se mais dos palcos do teatro com um série de concertos dedicada a levar música clássica aos interiores do nosso estado e também da catedral metropolitana de Aracaju. São indizíveis contribuições inclusive para desmistificar em nosso estado a arte como consequência ocasional e não como produto de uma concepção detalhadamente maior. 

Méritos impassíveis de injúria mas que em termos práticos não causam nada além de sono a quem desconhece o funcionamento real de uma agremiação como essa. E se o digo é justamente para aludir ao fato de que mesmo exultante frente a tantas qualidades, me preocupo por aquilo que  deveria ser mais importante. Derrubar os muros que separam a multidão extasiada do concerto no Parque e levá-los aos espaços fixos da orquestra. Não é tarefa fácil, mas como já pôde evidenciar o Maestro Mannis em boas oportunidades não é a coisa mais inatingível de se fazer e prima por conceitos bem menores. Não estou com isso dizendo que os concertos devem ser pautados por programas puramente populares, por que não é apenas uma questão de escolha de repertório. É entender para quem ou pra que fazemos um concerto e mantemos um grupo que não representa nada em termo de identidade aos que a mantêm como grupo. E acho mesmo que o êxito parte por esse caminho. O de se firmar como o que se pode ser e não como aquilo que não é.

A ORSSE é sim representativamente interessante, mas muito se construiu sobre o pilar da mentira que se naturaliza como verdade.  É só olhar para determinados naipes deteriorados da orquestra que podemos constatar a inexistência deles e como reflexo direto o mau funcionamento da execução de determinadas obras, e tudo isso desemboca inclusive no fato de como plateia,  esperar por concertos que nunca virão ou mesmo alguns que já se anunciam como tiro no pé. E se é duro refletir sobre questões tão preliminares, imaginemos seguir por um caminho pior que é o de constatar que em termos de manutenção a orquestra praticamente paga para existir justamente por não sair do meio termo. Não se auto sutenta como os grandes grupos vide a baixa procura regular por suas apresentações, e nem se abre para ser casa de observação de todos. É como apenas e exclusivamente  portfólio da vaidade de um maestro que inclusive na temporada de 2013 esqueceu de reger sua própria orquestra e viajou.






8 comentários:

  1. Parabéns pela elegância nas ultimas palavras apesar de serem duras.
    Vale a pena citar: Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.
    Embora eu não seja chegado ao Chê Guevara.
    Vamos torcer para que a ORSSE se mantenha no rumo que começou nesse ano.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, acho que a orchestra soa muito bem e as obras sao muito belas, mas gostaria muito assistir a um concerto dela

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Vamos torcer pra que a ORSSE estaja a cada concerto mais próxima do seu público sergipano.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, bastante coerente com muito do que vejo também. Mas, à propósito, e esse título aí? ^^

    ResponderExcluir
  5. Opa Thirza: O título é um mistério simples. É um fragmento justo da música do meu papagaio. Imagino que depois que a tv Atalaia deixou de veicular a música nas vinhetas de propaganda, a música foi despovoando nossa realidade.

    ResponderExcluir
  6. Então não estava errada quando cogitei a associação com a música mesmo. Talvez a canção não seja mais presente na realidade dos sergipanos, mas fico feliz de poder me identificar com tão bela composição como a Rapsódia do Papagaio, trazendo leveza à abertura da temporada da ORSSE.

    ResponderExcluir